• 5 de May de 2025
  • Updated 01:08

Verbetes por título: A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Equipe Responsável / Autores

Voltar
Buscar
Recent Posts

COORDENAÇÃO
Gildeci de Oliveira Leite (UNEB – Coordenação Geral)
Filismina Fernandes Saraiva (UNEB)
Maria Carollina Santos Carvalho (UNEB)
Nerivaldo Alves Araújo (UNEB)
Odílio da Silva Santos (UNEB)
Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)

COMITÊ CIENTÍFICO

Antônio Fernando de Araújo Sá (UFS)

Carla Patrícia Bispo de Santana (UNEB)

César Costa Vitorino (UNEB)

Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)

Jamile do Carmo Staniek (OHM-Technische Hochschule-Nürnberg)

Joabson Lima Figueiredo (UNEB)

Maria de Fátima Gonçalves Lima (PUC-Goiás)

Nerivaldo Araújo Alves (UNEB)

Ricardo Tupiniquim Ramos (UNEB)

Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)

Vanessa Bastos Lima (UERN)

Wagner Souza (UNIOESTE)

Autores

Adriana dos Santos Marmori Lima

Doutora pelo Programa Multi- -institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA/2018). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - (UNEB/1991). Especialista em Alfabetização (FAEBA/IAT), Especialista em Informática Educativa (UEFS /1997). Professora Adjunta da UNEB. Exerceu cargos de diretora de campus, pró-reitora de extensão, vice-reitora e atualmente reitora da UNEB, com vasta experiência em gestão pública universitária. Atuou como Chefe de Gabinete da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia (2014). Realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro - Portugal (2017). Enquanto pesquisadora, integra os grupos de pesquisas ENLACE - Estudos sobre gênero e sexualidade, EDUCATIO - Planejamento e Gestão educacional. Presidiu o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições públicas de Educação Superior do Brasil (FORPROEX/2019-2020). Atualmente é membro da Comissão Nacional de Políticas Educacionais em Direitos Humanos (MEC), representando a Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das universidades estaduais e municipais (ABRUEM).

Adriano Pereira

Artista do verso, da palavra escrita, das imagens e dos sons. Escritor, poeta, ator, comunicador, produtor cultural e educador com formação em Sociologia e, atualmente, estudante de Direito no campus XV da Universidade do Estado da Bahia; acumula experiência em elaboração e gestão de projetos.

Alex Pereira de Araújo

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pelo PPGMLS da UESB com estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle (Paris 3) e com bolsa do Programa de Doutorado sanduíche no Exterior da CAPES, é mestre em Letras: Linguagens e representações pelo PPGL da UESC, e tem licenciatura em Letras, habilitação Francês/Português pela mesma instituição. Faz parte do Programa de Pós-graduação em Gestão Escolar da UESB e do Programa de Pós-graduação em Tutoria da UFMS.

Angela Fraga

Advogada com especialização em administração de empresas, exercendo o cargo de diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, desde 2016. Cumulativamente é a curadora e a coordenadora geral da Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, que acontece desde 2017 em Salvador - Ba. No desempenho das suas funções, tem se dedicado também a coordenar exposições, publicações, seminários, palestras e oficinas literárias.

Antonella Rita Roscilli

Pesquisadora, escritora, jornalista e tradutora italiana. Formada pela Universidade “La Sapienza” de Roma. Doutora em Estudos Multidisciplinares, Mestre em Cultura e Sociedade pela Ufba. Membro Correspondente pela Itália da ALB e IGHB. Trabalhou por muitos anos na RAI-TV Italiana. Fundadora e Diretora de “Sarapegbe” Rivista italiana Bilingue di Dialogo Interculturale. Integra como pesquisadora CNPq o Grupo de Pesquisa Ufba “Voz, Corpo e Memória na Trama poética”, e colabora com o Grupo de Pesquisa “Memória e Identidade”.

Caíque Marlon Santos Nascimento

licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2024) e professor da rede privada da Educação Básica do município de Alagoinhas, com experiência de ensino em sua área de formação e de pesquisa no campo da Linguística Histórica, com ênfase, nas relações entre o português brasileiro e as línguas gerais tupis do período colonial.

Carlene Vieira Dourado

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, campus XXIII (2008), especialização em Língua, Literatura e identidade cultural pelo Instituto Superior de Educação Eugênio Gomes (2009) e Mestrado em Crítica Cultural - UNEB (2016). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Sec-Ba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. É autora do livro “Poéticas Orais Quilombosertanejas: Identidade cultural em Volta Grande-Barro Alto Ba”.

Claudia Rocha da Silva

Doutora em Letras (FFLCH - USP), Mestra em Educação e contemporaneidade (PPGEduc/UNEB), Graduada em Letras (UESB). Especialista em Alfabetização (UFPB) e em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (UESB), Professora Assistente do Curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XX da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisadora da área de literatura negra.

CristianoSantos Machado

Formado em História, fiz alguns cursos sobre História da Bahia no IGHB e na Fundação Pedro Calmon, História Afrobrasileira na UNEB e História Africana e Afro brasileira na UFBA, o de norteia muito meu interesse no campo da ancestralidade e na região baiana. Tenho me dedicado ao ensino, nos últimos anos na Educação do Novo Ensino Médio pelo Estado da Bahia. Fui aluno especial no curso do Mestrado do PPGEL na matéria Literatura e História, ministrada pelo Professor Doutor Gildeci de Oliveira Leite.

Cyro de Mattos

Nasceu em Itabuna, no Sul da Bahia, é autor de 70 livros pessoais, de diversos gêneros. Editado e publicado também em Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Rússia, México, Cuba e Estados Unidos. Premiado no Brasil, Portugal, Itália, México e Cuba. Conquistou o Prêmio Casa das Américas 2023. Membro das Academias de Letras da Bahia, Ilhéus e Itabuna, primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia). Distinguido com a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Vereadores de Salvador. E com a Comenda Dois de Julho da Assembleia Legislativa da Bahia.

Ester Maria de Figueiredo Souza

Curadora, idealizadora e mobilizadora da Rede colaborativa de curadoria literária. Possui doutorado e pós-doutorado, professora em cursos de graduação e pós-graduação, com carreira universitária no último nível de formação e exercício profissional. É escritora. Curadora da Fligê -Feira Literária de Mucugê/ Bahia (FLIGÊ 2016/2017/2018/2019 /2022/2023/2024, da I e II Flican - Feira Literária de Canudosne da FliConquista, 2023. Também, foi curadora de expografias, relacionadas a presença indígena na literatura, o retorno do manto Tupinambá (2022/2023) e projetos expográficos relacionados a obra de escritores baianos.

Éttore Pablo Vilaronga Rios

Éttore Pablo Vilaronga Rios – é professor e escritor. Graduado em Letras e Filosofia, especialista em Estudos Linguísticos e Literários e Mestre em Educação e Diversidade. Curador da Festa Literária de São José do Jacuípe (FLIZÉ) e promotor de ações culturais e de leitura.

Fernanda Farias Oliveira

Graduanda em Letras - Língua Estrangeira (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Compõe o corpo de pesquisadoras/es dos grupos de pesquisas REBRALLI - Representações do Brasil nas Literaturas de Língua Inglesa, como bolsista de iniciação científica pelo PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, e do TrAce - Tradução e Acessibilidade, ambos da UFBA. E-mail: ffarias.oliveira@outlook.com

Fernanda Figueredo dos Santos

Graduanda em Letras - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Pesquisa REBRALLI – Representações do Brasil nas Literaturas de Língua Inglesa. E-mail: fgsantosfernanda@gmail.com.

Filipe Siqueira Toscano Prestes

Graduando em Letras - Língua Estrangeira Moderna (inglês) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Pesquisa REBRALLI – Representações do Brasil nas Literaturas de Língua Inglesa. E-mail: filipeprestes@ufba.br

Filismina Fernandes Saraiva

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens PPGEL - UNEB (2021), com bolsa PAC - DT (UNEB). Possui Mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2012), Especialização em Língua, Literatura e Identidade Cultural (2009) e graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura baiana e afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: autores baianos considerados marginais; literatura e cultura afro-brasileira; candomblé e literatura; Vasconcelos Maia; Mestre Didi; sabedoria ancestral. Atua no projeto de pesquisa Mestre Didi: literatura e afro- baianidades. Coordenou um núcleo de Iniciação à Docência (ID) com o projeto Literatura Afro- brasileira nos anos finais do ensino fundamental (8 e 9 anos) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com 24 discentes de graduação bolsistas pela CAPES.

Francisco Gonçalves Queiroz

Índígena de contexto urbano pertencente ao povo Payayá, é licenciado em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2022) e professor da Educação Básica, com experiência em sua área de formação, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: discursos, etnogenocídio, povos indígenas, relações étnico-raciais, branquitude, racismo e estudos anticoloniais, decoloniais, contra e pós-coloniais.

Gildeci de Oliveira Leite

Contista, cronista, romancista e professor da Universidade do Estado da Bahia. Possui Doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA), Mestrado em Letras (UFBA) e graduação em Letras Vernáculas (UFBA). Compõe o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-graduação em Linguagens (PPGEL) da UNEB no campus de Salvador e coordena o Colegiado de Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas no campus de Seabra, também da UNEB.

Gilfrancisco

Gilberto Francisco Santos - Jornalista, professor universitário, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e da Associação Sergipana de Imprensa – ASI, do Grupo Plena/CNPq/UFS e do CPCIR/CNPq/UFS. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Sergipe – gilfrancisco.santos@gmail.com.

Gilson Antunes da Silva

Escritor e professor do Instituto Federal Baiano (Campus Valença) onde desenvolve projetos de pesquisa voltados para a cultura e as literaturas do Baixo Sul da Bahia. É graduado em Letras (Uneb), em Filosofia (UCSal), especialista em Língua Portuguesa e Lit. Brasileira (Facceba), em Ensino de Língua e Lit.de Língua Portuguesa (Unimes), em Teoria da 212 Psicanálise de Orientação Lacaniana (Bahiana/IPBA), mestre em Letras e doutor em Literatura e Cultura (UFBA).

Gláubia Silva Ramos

Graduada em Letras Licenciatura/Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, na Universidade de Estado da Bahia (UNEB)- campos–XXIII–Seabra– BA. Foi Bolsista de iniciação a docência (2020) com o projeto Literatura Afro-brasileira nos anos finais do ensino fundamental (8 e 9 anos). Atualmente está como professora na rede municipal de educação no ensino fundamental II

Indinéia Ramos Paixão

Docente de História do Instituto Federal Baiano (Campus Valença). É mestre em Ensino de História (UNEB), com estudos em Ensino de História para pessoa surda.

Jamine Batista Dourado

Graduanda em Letras - Língua Estrangeira (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integra os grupos de pesquisa REBRALLI - Representações do Brasil nas Literaturas de Língua Inglesa, como bolsista de iniciação científica pelo PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, e Tradução e Acessibilidade (TrAce), ambos da UFBA. E-mail: jaminebd@ufba.br

Jamylle Barbosa Silva Anacleto –

Jamylle Barbosa Silva Anacleto é Professora da Escola Municipal Aloysio Short (EMAS) em Pindaí - BA. Graduada em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e membro do grupo de Pesquisa Crítica Literária e Identidade Cultural.

Joabson Lima Figueiredo

Doutor em Literatura e Cultura (2018) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Estudos Literários e Culturais (2009) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Estudos Literários pela Universidade de Feira de Santana UEFS. Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS). Professor adjunto, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT – Campus XVI, na área de Letras. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras – PPGEAFIN, com pesquisa na área da Literatura e História. Sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - IGHB. Organizador com outros autores da coletânea Estudo da Produção Literária baiana (2017) e com participações em capítulos de livros e estudos em revistas eletrônicas. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq. br/6093546030106258. E-mail institucional: jfigueiredo@uneb.br

Jocélio Teles dos Santos

Professor Titular de Antropologia da UFBA. Foi Diretor do CEAO e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos. É autor de vários artigos publicados no Brasil e no exterior, e dos livros, entre outros, O Dono da Terra (Sarah Letras, 1995), O Poder da Cultura e a Cultura no Poder (2005), Ensaios sobre Raça, Gênero e Sexualidades no Brasil, XVIII-XX (2013), e Ativismo Negro no Brasil: frente ao Estado e no Estado, 1970-2016 (2022), editados pela Edufba.

Lísias Azevedo

Natural de Itaetê/BA, é uma produtora cultural e coordenadora de projetos da Cogito Editora, além de atuar como esteticista, terapeuta holística e massoterapeuta. Cursa Licenciatura em Artes pela UFRB e é idealizadora do Ponto de Cultura e Cidadania Rosa Preta. Autora do livro Jornada Além do Véu, participa de várias antologias poéticas nacionais e internacionais. Como presidente da AJEB-BA e diretora de artes da FLIITAITÊ, Lísias tem uma atuação marcante na promoção da cultura na Chapada Diamantina.

Lourdes Kaminski Alves

Docente e pesquisadora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE. Bolsista PQ2/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens (2007-CNPq). Coordenadora do Núcleo de Estudos Comparados e Pesquisa em Literatura, Cultura, História e Memória na América Latina (PPGL/UNIOESTE). Membro do GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL.

Luiz Eudes

É de Sátiro Dias, Bahia. Escritor, roteirista e especialista em Teoria Literária. Organizou e participou de antologias no Brasil e em Portugal. Autor de infantis, contos, novela e romance (publicados também em Portugal, em Angola e na Itália) e poemas. Sócio de algumas academias de letras e recebeu algumas homenagens.

Maria Carollina Santos Carvalho

Possui Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2018); Experiência com Iniciação Científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (36 meses). Atualmente continua no projeto de pesquisa “XANGÔ, A CORTE DE ORIXÁS, INQUICES E VODUS: EXPERIÊNCIAS POÉTICAS E NARRATIVAS”. Mestra pelo Programa de Pós- Graduação em Linguagens na Universidade do Estado da Bahia com a pesquisa EDISON CARNEIRO: ARTICULAÇÃO PELA LIBERDADE DE CULTO NAS CRÔNICAS PUBLICADAS NO JORNAL ESTADO DA BAHIA DE 1936 A 1938, sob orientação do Professor Dr. Ricardo Oliveira Freitas e financiamento da Capes. Doutoranda e bolsista Capes ingressa no ano de 2023.1, Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Universidade do Estado da Bahia, orientada por Gildeci de Oliveira Leite na proposta de pesquisa de tese “EDISON CARNEIRO, LITERATURA E HISTÓRIA: A MUSA CAPENGA E O MODERNISMO BAIANO”.

Maria José de Oliveira Santos

Professora Mestra em Letras (UFBA) e Especialista em Estudos Literários (UNEB), aposentada pela UNEB/CAMPUS II. Quando docente, desenvolveu os seguintes projetos: EXTENSÃO – “Revirando e revivendo memórias em Alagoinhas: textos literários e informativos”; PESQUISA CIENTÍFICA: “Historiografia literária alagoinhense dos primeiros autores aos anos 80”, que foi atualizada para “Produção literária alagoinhense”. Mesmo aposentada, integra o Grupo GEREL, cuja idealizadora é a Professora Doutora Fátima Berenice.

Marlon Marcos

Nasceu em Salvador, no Centro Histórico, e é um filho das águas de Iemanjá e Oxalá. É graduado em História (UCSAL), Jornalismo (UFBA) e Ciências Sociais (UFBA). Fez mestrado em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), onde pesquisou a relação entre Maria Bethânia e seu orixá Oyá-Iansã. Desta pesquisa surgiu o livro “ Oyá- Bethânia: os mitos de um orixá nos ritos de uma estrela”. Fez doutorado em Antropologia (UFBA) e hoje é professor doutor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, Campus dos Malês – Bahia. É articulista do Jornal A Tarde e poeta, com quatro livros publicados nesse ramo literário.

Mayara Fideles Martins

Graduada em Letras Licenciatura/Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, na Universidade de Estado da Bahia (UNEB) campos–XXIII–Seabra– BA. Foi Bolsista de iniciação a docência (2020) com o projeto Literatura Afro-brasileira nos anos finais do ensino fundamental (8 e 9 anos).

Myriam de Castro Lima Fraga

Escritora e diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado. Publicou 30 livros, entre poesia, prosa e infanto- -juvenis. Pertenceu a Academia de Letras da Bahia e a Associação Baiana de Imprensa. Participou de várias Antologias no Brasil e no exterior, tendo poemas traduzidos para o inglês, francês e alemão. (1937-2016).

Odílio da Silva Santos

Analista da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, Doutorando em Estudo de Linguagens e membro do grupo de pesquisa Crítica Literária e Identidade Cultural.

Paulo Sérgio Silva da Paz

Mestre em Estudo de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (PPGCC). Autor do livro: Nóis por Nóis: Poesia e Resistência nos Saraus Periféricos de Salvador publicado pela EDUNEB, 2022.

Poliana Santana Pinheiro dos Santos

Graduada em Letras - Língua Estrangeira (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), compõe o corpo de pesquisadoras/es dos grupos de pesquisa REBRALLI - Representações do Brasil nas Literaturas de Língua Inglesa e Textos Fundamentais em Tradução (Key Texts in Translation - KiT), também da UFBA. Atua como professora e tradutora. Atuou como tradutora e professora em formação pelo NUPEL/ UFBA e PROFICI/UFBA. E-mail: polianasps@gmail.com

Randra Kevelyn Barbosa Barros

Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC/PUC-RIO). Mestra em Estudo de Linguagens (PPGEL), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, pela mesma instituição. É autora do livro “O canto de Graúna: uma poética da heterogeneidade nas literaturas indígenas brasileiras contemporâneas” (EDUNEB, 2022).

Ricardo Tupiniquim Ramos

Indígena Tupinikim nascido, criado e residente em contexto urbano (Salvador), é Doutor (2008) e Mestre (1999) em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, Licenciado em Letras Vernáculas com Inglês (1997) pela Universidade Católica do Salvador e o mais antigo professor indígena da Universidade do Estado da Bahia (desde 1999), de onde lidera o Grupo de Pesquisa em Cultura, Resistência, Etnia, Linguagens e Leituras. Militante indígena, poeta, contista e cronista, também é sócio do Instituto Geográfico-Histórico da Bahia.

Tiago Barbosa da Silva

Professor de língua e literaturas de língua inglesa no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura. Doutor em Letras, com ênfase em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2018), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Sergipe (2021), atualmente, se dedica ao estudo das representações do Brasil através do Grupo de Pesquisa Representações do Brasil nas Literaturas de Língua Inglesa (REBRALLI). E-mail: tiago.bs@ufba.br

Valéria Aparecida Bari

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). Bibliotecária ativa desde 1990. Docente Pesquisadora vinculada ao DCI e ao PPGCI da UFS. Líder do GRUPO PLENA UFS (Universidade Federal de Sergipe). LATTES ID: 0106962520738975; ORCID ID: 0000-0003-2871-5780. Espelho CNPQ Grupo PLENA: dgp.cnpq.br/dgp/ espelhogrupo/4559993991971758. E-mail: valbari@gmail.com.

Yuri Santos Cruz Pinheiro

Graduando em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Moderna (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Pesquisa REBRALLI - Representações do Brasil nas Literaturas de Língua Inglesa. Atuou como bolsista e professor em formação do Programa Residência Pedagógica (2023). E-mail: yurip@ufba.br